Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOVIDADES E EVENTOS

02/06/20

O papel da construção civil na volta ao normal

O papel da construção civil na volta ao normal

 

A pandemia pegou a todos em cheio. A paralisação das atividades, o baixo consumo, as incertezas  sem hora para acabar. Mas também vai deixar boas lições. Como o aumento de nossa solidariedade e empatia com o outro, a valorização de nosso lar, de nossas famílias, a valorização do que realmente tem importância. O que não tem preço, mas valor.   

Aprendemos  - ou relembramos - que, como diziam nossos pais, nossos avós -, que os bens adquiridos são nosso maior legado. Para eles, era o que valia, e nem sempre para usufruir mas, sim, ter a tal reserva  em tempos de apuro, já que, aprendemos a duras penas, nem o dinheiro em banco está seguro. E que a única “reserva” que se pode ter e que raramente vai desvalorizar é o bem imóvel – seja ele em área construída ou a construir. Ou você conhece alguém que tenha ou tenha tido reservas e não tenha aplicado em imóveis?  

E não é ou vai ser diferente nestes tempos duros, nem com a economia incerta. Ter um terreno, construir sobre ele, quem sabe a casa própria tão sonhada, casas para outros morarem, quem sabe uma loja para alugar ou montar o próprio negócio – ou os dois.

Bem por isso o setor de construção civil, desde pequenas reformas até grandes empreendimentos, bem como todos que atendem ao setor são os primeiros a serem liberados para iniciar as atividades. Envolvem uma cadeia gigantesca de serviços, entre mão de obra, prestadores de serviço, instaladores, profissionais envolvidos -  como engenheiros, arquitetos, designers de interiores – empresas do setor como lojas  de material de construção, de acabamentos, marcenarias, marmorarias, esquadrias – entre tantas -   que por sua vez movimentam fabricantes, representantes comerciais, caminhoneiros  e muito mais.  Deu para ver a importância?

Serão tempos de maior planejamento, maior controle de gastos. Para quem quer construir, reformar, ampliar, seja o que for, mais ainda. E é nisso que a Construtora Embraconi sempre embasou seu trabalho, ontem, hoje e sempre: na gestão de obras com excelência, dentro do cronograma e orçamentos planejados, sem sustos, sem imprevistos, sem desperdícios, de forma transparente e ética.

 

Joyce Diehl, arquiteta, para a Construtora Embraconi