Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOVIDADES E EVENTOS

09/07/20

Comercial BIO, um case de Arquitetura e Engenharia

Comercial BIO, um case de Arquitetura e Engenharia

Obra comercial prima por escolhas certeiras para rapidez e liquidez

Toda construtora séria gosta de desafios. Ou melhor, transformar desafios em aprendizado, melhorias na produção e, se possível, em um case de engenharia. O Comercial Bio, como chamamos, um edifício comercial localizado no centro de Criciúma (SC) tem tomado esse rumo. Idealizado em um terreno que se encontrava subutilizado em área central bemvalorizada, com frente para duas ruas importantes da cidade, pediu projeto diferenciado. Embora o potencial construtivo seja muito maior, a intenção do proprietário era construir uma obra relativamente econômica, gerando fonte de renda extra e com possibilidade de relocação futura.  E, por isso, uma construção rápida – ou pelo menos mais rápida que as ditas tradicionais. 

O caminho de uma boa obra começa no projeto arquitetônico. Bem pensado, o projeto com assinatura do escritório Zaniboni + Arquitetos  traz programa de necessidades com dois usos:  pavimento térreo, com grande sala comercial divisível e disponível para aluguel e pavimento superior, sala aérea para uso do negócio da família. Dois endereços, com acessos distintos, entradas separadas e vasta área de estacionamento para os dois.

“ Pensando no uso imediato  pelo proprietário e também por terceiros, o projeto prevê uma obra enxuta, rápida, facilmente desmontável e, ponto importante, de baixa manutenção. Premissas essas para a escolha racional do sistema construtivo e de acabamentos – como as telhas metálicas e vidros -  que não trouxessem patologias mas, sim, leveza, rapidez de uso e liquidez”, complementa o arquiteto Tiago Teixeira, da equipe do escritório Zaniboni + Arquitetos.  

Como solução para a rapidez de construção e uso, bem como a possibilidade de novo uso do terreno no futuro, o projeto previu sistema construtivo focado na construção rápida e facilmente desmontável. Para isso, o uso de sistemas construtivos industrializados, utilizando o mínimo possível da construção convencional e permitindo grandes vãos, diminuindo o número de pilares, vigas e fundações. O uso de concreto aparente -  inclusive em laje que, por se tratar de uma laje nervurada com EPS, pediu detalhes de execução,  demonstra uma obra pensada em equipe, entre arquitetos, engenheiros e execução.

Para completar, a cobertura em estrutura metálica, as telhas industriais de alta performance e as paredes tipo sanduíche trarão, além de maior rapidez de construção e leveza, melhor desempenho em termos de conforto térmicoacústico com economia de energia.  O intuito é maior agilidade na montagem e futura desmontagem, desperdício quase nulo e uma grande redução de peso e de resíduos durante a obra.  As soluções adotadas resultaram num edifício de custo racional, esteticamente puro, moderno, de baixa manutenção e de atrativa locação. É a Construtora Embraconi sempre aceitando desafios e inovando em suas propostas em seus quase 10 anos em busca da excelência.

Para acompanhar a obra, acesse pelo nosso site, que mantém dados de cada obra de forma transparente e pública através de dados e fotos. 

Ficha da obra:

Comercial BIO - Biodental Produtos Dentários

Projeto Arquitetônico: Zaniboni + Arquitetos

Projeto de Fundações e Estrutural: RDR Engenharia

Projetos Complementares:  3C Engenharia

Execução: Construtora Embraconi | Eng. Gustavo Diehl de Souza

 

Joyce Diehl, arquiteta especializada em Branding, para a Embraconi