Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

12/06/23

Case de engenharia: laje de concreto protendido

Minimizar processos, potencializar resultados: meta a ser alcançada

Casa obra traz seu desafio. Por vezes o terreno, outros o acabamento desejado, um concreto diferente – algo que gostamos, pois se aprende mais a cada um deles. Outros ainda voltados para engenharia em si, nos desafiam a novos métodos – muitos deles conhecidos na teoria, mas que não são muito utilizados em obras pelo alto valor agregado – entre tempo, projetos diferenciados, por vezes contratação de assessoria ou profissionais gabaritados, nem sempre existentes na região.

Já tivemos o case de concreto ripado aparente, que nos pediu, por nossa livre escolha, a contratação de assessoria de São Paulo, acostumada a grandes obras. Nosso intuito sempre foi o mesmo: minimizar processos, potencializando resultados.   

E o concreto protendido, no caso de obra no Condominio Garden Ville. O projeto pedia grandes vãos sem pilares. Para tal, a proposta de laje de concreto protendida, usada em ambientes onde se deseja maior vão livre e maior amplitude. Ela é assim chamada pelo uso da protensão, caracterizada pela tensão inserida previamente a uma estrutura, que vai de pisos às lajes. Na laje, ela é feita por meio de cordoalhas, aderentes e não aderentes. Um dos motivos de seu uso é a maior flexibilidade estrutural. Além disso, reduz a quantidade de vigas e pilares, trazendo maior liberdade arquitetônica a espaços mais amplos e gerando benefícios de maior luminosidade e circulação de ar.

Por isso batemos na tecla de sermos uma empresa pautada na engenharia. Vai bem além de construção. Vamos bem além de uma construtora. Usar das facilidades da engenharia de alta performance para trazer benefícios – de processo, de tempo, de gastos, de resultado nas obras – são e sempre serão muito bem-vindos aos nossos trabalhos.

Embraconi. Engenharia com excelência desde 2010.

Eng. Gustavo Diehl de Souza

 

Joyce Diehl, arquiteta,  para a Embraconi