Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

02/10/19

Casa de verão pede manutenção!

Primavera já chegou e você ainda não fez a manutenção de sua casa de verão? Para que se tenha férias como se espera, é necessário dar uma revisada em toda a casa, do telhado ao esgoto ( sim, se ele estiver entupido, adeus verão!). Vamos lá? Telhado é um bom lugar para se começar. Verificar se não existem telhas deslocadas, quebradas ou até faltantes. A cumeeira é imprescindível porque é ela que segura o sistema todo. Comece vendo o telhado por baixo, caso haja espaço de visita. Ali a gente vê com mais facilidade onde existe entrada de luz e, consequentemente, entrada de água. Troque as telhas ou as alinhe novamente. Se contratar alguém para lavar as telhas, pegue um especialista: o mau contrato pode quebrar telhas, retirá-las do lugar e muito mais.

E tem a questão de segurança: se alguém cair e se machucar – ou algo pior - você poder ser responsabilizado judicialmente. Verifique, também, os beirais. Tendo brechas, entram animais e apodrecem rapidamente a madeira. Se precisarem, ponha na lista de reposição de partes estragadas e pintura. Aproveite a visita ao sótão e verifique as instalações elétricas e hidráulicas. Nunca deixe fios soltos, sem proteção. No caso de infiltração ou umidade, um simples curto pode acabar em tragédia. Veja como está a instalação da caixa d’água – se está bem apoiada. Muitos apoiam em estruturas de madeira que, com o tempo, podem apodrecer. Aproveite e faça uma boa limpeza na caixa d’água que esteve com água parada por tanto tempo. Assim já verifica se o “ladrão” está funcionando e precavendo uma inundação em casa. Revise as instalações elétricas e hidráulicas. Qualquer alteração no consumo /conta deve ser levada a sério.

Comece revisando as instalações de chuveiros e aproveite para fazer uma boa limpeza neles, pois os “furos” de saída podem estar entupidos, sobrecarregando a resistência e queimando o chuveiro em pleno verão. Aproveite para verificar como anda a instalação do chuveiro: com o tempo deve-se trocar as fitas isolantes de proteção que apodrecem e perdem o seu papel. Verifique também tomadas ( quem vive sem eles?) , até as mais escondidas. E como estão as vazões de água nas torneiras? Abra todas, veja a vazão, pouca - e se estão pingando – sinal de que há algo errado. Pode ser problema das instalações, com ar nos canos por pouco uso. E não se esqueça de verificar o esgoto, se for o caso de sumidouros. E a caixa de gordura da cozinha, que deve ter resquícios do verão passado e estar ressecada. Ou entupimento nas pias. Melhor chamar empresas especializadas. Você não quer ter problemas com isso nas férias, não é? E não esqueça: toda pintura, ainda mais na praia, tem prazo de validade. Caso seja necessária, quem sabe mudar as cores internas e de fachada? Escolha cores próximas às antigas para facilitar o trabalho: economia de tinta e de tempo.

Não esqueça, peço menos, dos tetos, para clarear a casa. Caso não pense em pintar, a parte interna pode ser limpa – mas fica o alerta: evite abrasivos, esponjas no lado “verde”, panos ásperos, produtos químicos e outros que podem alterar a superfície e criar manchas. Existem esponjas especiais ( chamadas mágicas) para isso que valem por uma repintura. Sem grana e sem tempo? Nada que uma boa faxina não ajude! Outros pontos que não se pode deixar passar: verificar a churrasqueira, os portões da casa, as portas e janelas. Não deixe para a última hora. E antes de levar a “tralharada” toda, teste gás, fogão, geladeiras e outros eletrodomésticos. Isso tudo feito, não esqueça a rede...Sem ela , parece que não é verão! Boas férias!

 

Joyce Diehl, arquiteta, para a Construtora Embraconi