Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

18/03/18

As vantagens de contratar uma construtora Ou como construir sem sobressaltos ou surpresas

As vantagens de contratar uma construtora

Ou como construir sem sobressaltos ou surpresas

 

Projeto pronto, detalhado, tudo pronto para começar a obra. É melhor contratar uma construtora ou um empreiteiro?

Sejamos práticos. Uma construtora  facilita muito a sua vida em termos técnicos – e desde a papelada na prefeitura e órgãos competentes. E começa pela sua base: o entendimento sobre o terreno, o tipo de fundação adequada, bem feita e sem gastos extras, a estrutura dentro do necessário, a preocupação com a umidade, que trará sérios problemas futuros se não for bem pensada. E até o fechamento da obra, o terreno cercado, as placas exigidas e corretas, a organização do pátio de obras, tudo dentro da lei e da ordem. Dai, sim, você pode começar a pensar na obra em si. Você vai ter tempo de comparar preços de todos os materiais, comprar material para que a obra não atrase, de estar na obra cada vez que der um problema?

Primeiro você deve saber se a construtora tem engenheiro responsável, o que facilita muito. Ter um engenheiro na obra sempre que se precisar tira boa parte da dor de cabeça ao construir, que vem do bom entendimento na “tríplice aliança” do proprietário com o arquiteto e a mão de obra. Vale a pena arriscar? Ou vai terceirizar essa demanda?

Faltou material? A construtora providencia bem antes da hora. A mão de obra não veio? A construtora traz no pacote e corre atrás. Os projetos complementares não “fecham’ com o arquitetônico? A construtora concilia. Choveu? Procura-se o que fazer na obra.  A construtora também fica responsável por subcontratar os serviços complementares que executa, como marcenaria, paisagismo e caçambas de entulho, por exemplo. E na maior segurança sobre os empregados ( uso de equipamentos corretos e obrigatórios) , e quanto às questões burocráticas e legais, da obra ou trabalhistas. O mesmo vale para os fornecedores, seja de materiais, serviços ou ambos. A construtora empregará mão de obra própria (com carteira assinada por ela) ou contratará terceiros, certificando-se de que estejam com tudo em ordem, uma vez que a responsabilidade é compartilhada (inclusive com o proprietário). O que uma construtora quer é entregar a sua obra dentro do prazo e do orçamento levantado. Ou vai perder o sono por conta disso?

Então, não invente. Para isso cada um tem sua profissão. E não se preocupe: nada será feito na sua obra que você não seja avisado. O que a gente quer é só facilitar a sua vida.