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NOTÍCIAS

12/01/21

2021 e as novas tendências na construção

Um novo ano pela frente e a gente já se pergunta: o que vem por aí?

Por Joyce Diehl

É inegável que a construção civil é um dos pilares para a retomada econômica em 2021. Um dos principais indícios é o PIB da construção perante aos demais setores: enquanto o PIB da construção teve uma retração de apenas 1,6% no primeiro semestre, a economia em geral caiu 11,4% no mesmo período. Isso quer dizer que o setor econômico enxerga potencial na construção civil nesse ano. Mas pede reflexão e inovações. O que esperar do setor para acompanhar esta expectativa?

As palavras chave são tecnologia (no canteiro de obra e até bem antes dele), sustentabilidade e racionalidade.

Em tecnologia, as apostas começam bem antes da obra, na realidade virtual, inteligência artificial, tecnologia móvel e até mesmo o monitoramento de informações da construção (Building Information Modeling - BIM), minimizando erros em todas as etapas de uma obra, desde o projetos -  arquitetônico, complementares - , passando pelo orçamento básico até compras, controle, finalizações. Para quem não conhece, o processo entrelaça engenheiros, arquitetos, mestres de obra, financeiro, estoque, compras e todos os demais departamentos, zerando os erros. Funciona por meio de simulações, analisando variáveis e possibilidades para que cada etapa seja planejada e se encaixe perfeitamente nas demais.  Reduz significativamente os custos e riscos nos processos de planejamento, projeto, construção e com a gestão digital eficiente de edifícios.

O 3D é outra forte tendência: já aplicada para materiais, deve começar a ser usada também para máquinas. No canteiro de obras, o uso de maquinário otimiza cada vez mais a produção. E robôs. O The World Economic Forum previu que a robótica será plenamente desenvolvida na indústria da construção nos próximos anos substituindo a força manual e inexata.

A tecnologia trabalha também a favor dos orçamentos, quantitativos, compras, controles em geral através de sistemas de gestão No setor imobiliário, os chamados Contratos Inteligentes permitem que as entradas sejam feitas em um cadastro sem um notário e com todos os serviços são regulados por um contrato digital.

Outro ponto, também já falado, é a escolha de materiais off site – ou seja: materiais que vêm prontos para instalação rápida, sem erros e com mão de obra especializada. Entram nesta lista as construções modulares, o uso inteligente e cada vez maior de pré-moldados e pré-fabricados, o uso de concreto aparente, além de telhas termo acústicas que já dão acabamento e outros métodos de construção e de fechamentos rápidos. Em outros países o 3D aparece reproduzindo revestimentos e outros produtos em pleno canteiro, facilitando e barateando a logística, minimizando prazo de entrega.   A nova construção deve parecer, cada vez mais, com esses brinquedos de encaixe.

A sustentabilidade, como já falamos em matérias anteriores, vem na redução de impactos no meio ambiente e, porque não dizer, no bolso. O que vem acompanhado das tecnologias. Reciclagem, reuso e reaproveitamento estão na pauta, sem esquecer o uso de materiais duráveis na obra.  A otimização do uso dos materiais – principalmente os não renováveis – e dos serviços estão presentes. Representam economia também – de energia, de água e de tempo. Acrescente-se a isso a procura por geradores de energia independentes, como a fotovoltaica e outras que virão.

Lendo tudo isso, vemos o quanto a Embraconi já se adiantou nas inovações. O BIM, está presente em nosso setor de orçamentos, bem como para entendimento, planejamento e gerenciamento de todos os processos de uma obra – mesmo antes da obra ser iniciada. As novas escolhas minimizando os erros, os resíduos de obra e acelerando os processos, também.  A transparência e ética, marcas registradas da empresa, dão os rumos certos para melhorias continuas. Está no caminho certo, apresentado em seu mote: Embraconi, engenharia com excelência. Que venha 2021!

Texto baseado em pesquisas em sites especilizados de cosntrução civil, tendências e economia.  

 

Joyce Diehl, arquiteta com especilização em Branding, para a Embraconi.