Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOVIDADES E EVENTOS

03/12/18

Um bom verão pede manutenção!

Estação do verão chegando, e como está  a manutenção de sua casa de praia?

Na verdade, a  manutenção de uma casa de praia ou de campo, quando o uso é por pouco tempo, precisa ser uma prática frequente, caso contrário, alguns defeitos podem atrapalhar o descanso. Ou até trazer prejuízos. E achar mão de obra nestas horas é bem difícil.  

Comece revisando as instalações elétricas e hidráulicas. Teste todas as tomadas, interruptores, bocais e lâmpadas. Ventiladores de teto também devem ser revistos.  As torneiras devem ser  revisadas, testadas, limpas a contento e as válvulas de descargas revistas. São peças de fácil manutenção e que garantem um bom verão. – a não ser que você tenha um vazamento maior que comprometa a instalação da válvula e você precise quebrar paredes. A melhor dica para isso é instalar bacias de caixa acoplada, que facilitam  - e muito – a manutenção. No caso de chuveiros elétricos, revise bem se os fios estão protegidos e sem sinal de ferrugem. Aproveite e limpe bem os furinhos do chuveiro ou ducha para melhorar o funcionamento.

Revise, também as janelas e portas. A maresia acelera o processo de corrosão, causando a ferrugem. Com a umidade, portas podem precisar de ajustes. E janelas podem precisar de revisão ou até troca de dobradiças. Uma boa lavação vai mostrar se precisam ou não de pintura. O uso de lavadoras de alta pressão podem se fazer necessárias. Passe um pouco de óleo nas dobradiças e nas partes expostas dos objetos da casa, isso sempre ajuda, além de pintar com tinta antiferrugem.

Uma parte muito importante que vai além de estética é a pintura externa. Protege as paredes, mas é preciso rever os pontos de umidade e infiltração. Caso a umidade venha de baixo, você terá que fazer tratamento até 100 cm raspando reboco e refazendo com massa especial para infiltração. Só depois proceda a pintura.

Mofo é algo muito comum em residências que permanecem muito tempo fechadas, por isso, é algo que você precisa prestar atenção durante a manutenção da casa de praia. Existem algumas tintas especiais antimofo, que facilitam a manutenção. E não custa lembrar: sempre que puder, abra a casa para arejar, ou contrate uma faxineira para dar uma “geral” volta  meia.

Passado isso, não contrate pintura antes de rever como estão telhado, as calhas, os canos de coleta, se não há sinal de infiltração nos tetos e paredes. Só depois repare buracos nas paredes e  quinas quebradas para passar para a fase do lixamento, massa e pintura. Se as machas são leves, use esponjas especiais de limpeza – as tais esponjas mágicas.

Repare rejuntes de pisos e revestimentos de paredes, repondo as peças trincadas ou lascadas. Os revestimentos das paredes podem ser pintados, mas a durabilidade nas casas de pouco uso podem não durar a contento. Se o uso é pequeno, você pode até deixar as paredes “ secas”, que não são da área de banho, sem revestir.

Se tiver piscina, seja de fibra ou revestida, muito cuidado antes de usar. Reveja revestimentos, infiltrações, maquinários, filtros, raços, instalações eletricas e tudo o mais. Refaça rejuntes ou pinturas necessárias ( sim, dá para recuperar!)  antes de trocar a água e ligar os motores. Revise, também, pedras, peças ou revestimentos das beiradas e áreas molhadas. E o deck de maderia, que precisa ser lixado e repintado  a cada verão. para eles, use os comfiltor que tem melhor duração.

Troque espelhos manchados, troque acessórios por mais novos, chame uma empresa para polir os granitos das bancadas. Puxadores novos nas portas de armários de quartos e cozinha dão novos ares. São trabalhos relativamente fáceis e que dão grandes resultados. Aproveite!

No mais, uma boa faxina bem detalhada vai mostrar o que precisa ser revisto, refeito ou apenas mantido.

E aproveite que está em outra casa para revisar e manter a casa da cidade. Não há tempo melhor!