Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOVIDADES E EVENTOS

25/07/17

Construir com ou sem engenheiro? Uma escolha que pode facilitar sua vida e garantir sua obra

Você está pensando em construir a tal “casa dos sonhos” ou na naquela reforma que não pode mais esperar. Já escolheu o arquiteto de preferência e agora está na hora de escolher com quem construir, quem vai transformar o seu sonho em área construída, pronta para morar. Vale lembrar que construir uma casa será um sonho realizado a médio ou longo prazo. Nada na construção pode ser rápida. Nada é fast. Cada processo pede seu próprio tempo. Fora o tempo climático, que pode interferir – e muito – no prazo dado para a tão sonhada entrega das chaves.

Agora você está dizendo que tem seu empreiteiro preferido. Ou aquele indicado pelo seu amigo. Mas qual a diferença de se ter um engenheiro na sua obra? Quais as vantagens de ter uma construtora ao seu lado em todo esse processo? Segurança. Segurança de que as base de sua obra estarão bem pensadas, seguras, nem gastando material demais e nem de menos.  Que os alicerces do seu sonho está correto em relação ao solo de seu terreno, com o desenho de sua casa, de seu projeto tão bem pensado. Segurança de uma casa sólida, sem rachaduras, sem umidade, sem desculpas para cada visita que chegar. Obra é para sempre. Ou deveria ser.

Construa com um engenheiro.  Foi para isso que o engenheiro perdeu focou anos de sua vida aprendendo sobre cálculos, sobre solos, sobre materiais, sobre sustentabilidade, sobre boas escolhas  e boas práticas. E que pode entrar em sua obra de várias formas. Uma delas, a ideal, é a construção ou reforma, como a execução de residências, salas comerciais, edifícios residenciais e comerciais em duas modalidades de contratação:

Contrato de Empreitada Global a Preço Fechado , onde o cliente paga um preço fixo e fechado e a construtora executa a obra conforme os serviços descritos em memorial descritivo;

Contrato de Administração Global a Preço de Custo , modelo onde o cliente paga uma taxa de administração para a construtora executar a obra e os valores da obra são repassados em forma de custo ao cliente. Tudo isso com o controle de todos os projetos ( arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico e muito mais), controle de cada material que chega na obra antes mesmo que desça do caminhão de entrega, ensaio em outros para ver sua qualidade. Controle da qualidade da mão de obra e de cada serviço que se faz no canteiro de obras, contratado ou terceirizado. Tudo isso para se obter o melhor de cada processo da obra. E são tantos.... 

Ok, você prefere mais “liberdade”. Que tal um  acompanhamento de obra? Sem o fornecimento de material e de mão de obra, mas que inclui a prestação de importantes serviços  - na sua parcialidade ou na sua totalidade – como fornecimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica, toda obra precisa!), coordenação dos projetos, orçamentos, levantamento dos quantitativos de materiais ( como evita desperdícios!) , orçamentos, com Cotação de materiais junto a fornecedores ( como barateia!) , cronograma físico/financeiro, com medições de serviços e inspeção / fiscalização dos mesmos conforme as normas e com recomendação sobre as boas práticas construtivas. Tudo isso, com relatórios das visitas realizadas junto à obra. 

Muita coisa, não? Mas traz a certeza de que tudo está sendo feito conforme o projeto, com os controles corretos, na hora certa e dentro do que foi planejado. Ou seja: obra sem surpresas, nem sempre agradáveis. Obra sem perda de tempo e nem de dinheiro. E com a garantia do primeiro ao último - e tão sonhado! -  dia de obra. 

Quer saber mais sobre  a Embraconi?

Acesse www.construtoraembraconi.com.br/sobre e saiba mais. Mas a da certificação pela ISO 9001 e do selo PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) em nível “A” comprovam que estamos no caminho certo.